sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

CASOY É A CLASSE MEDIA BRASILEIRA


A brutal ofensa de Borys Casoy aos garis é merecedora de analise.Fora a decepçao com um jornalista que se arvora em sentir vergonha por nós por mais de trinta anos , demonstrando toda sua soberba, arrogancia e estupidez em comentário que "escapou" nas cronicas dificuldades de veiculaçáo televisiva ao vivo , a manifestaçáo revela o que a classe media brasileira pensa de seus serviçais.


De há muito instalou-se na cultura brasileira a ideia que o trabalho braçal,manual ou de maior simplicidade é reservado a pessoas inferiores, e portanto merecedoras de salarios mais baixos, senáo vergonhosos.
Ao mesmo tempo, vem do Brasil colonia a ideia que pessoas sem cultura ou escolaridade sáo inferiores às "estudadas" , o que também é um erro grosseiro e historico.


Os dois garis, que do fundo do coraçáo nos desejaram um Feliz Ano Novo , sáo sorrateiramente ridicularizados , às escondidas e por um representante de destaque da midia.


Esse ato por si só é digno de pena ao pobre apresentador , bem mais velho que os dois garis, e mesmo tal idade náo lhe trouxe a sabedoria necessária a respeitar seu proximo como se ele mesmo o fosse, revelando-se um poço de preconceitos e falsa ideias.

Os dois garis, humilimos e na invejável posiçáo de nenhuma preocupaçao filosófico-existencial em suas cabeças, representam a legiáo de brasileiros que faz o Brasil funcionar, que retira o lixo das ruas, que recolhe nossa enorme produçao de rejeitos, que corta nossas saladas, que conserta nossos canos,limpa nossas latrinas e mais uma infinidade de atividades, todas mal remuneradas e que os condenam à pobreza eterna.

Nós, os Borys Casoy brasileiros, os tratamos como invisiveis, nem notamos eles nos shoppings limpando as mesas, somente lembramos que existem quando fazem aquela gritaria nas madrugadas batendo os latóes de lixo (possivelmente alguma especia de vingancia classista..rsrs) e nem percebemos quando passam varrendo ao nosso lado nas praças,mesmo uniformizados com cores as mais berrantes possiveis, em modelitos de uniforme que lhes tira mesmo a aparência humana.


Isso revela toda a hipocrisia envolvendo a sociedade brasileira,,hipocrisia existente em todos os niveis de atividades.É o advogado que "náo atende pobre" ,é o medico que se recusa a atender de graça, é o dentista que repudia banguelas, é a garota que se recusa a andar de onibus, o rapazinho que náo quer ir ao centro da cidade, é o vendedor da loja que nem dá bola ao fregues que entrou mal vestido..

Até quando seremos assim? Até quando viveremos uma farsa abominavel?

E voce? Vá a um espelho e diga se náo age do mesmo modo..se concluir que não..me ligue!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário