quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AGULHAS ,BEBÊ E O BRASIL QUE TEIMA EM EXISTIR

Repercussão internacional
O caso do menino com mais de 40 agulhas no corpo teve repercussão internacional. A notícia foi divulgada pela agência Associated Press, rede CBS, pelos jornais britânicos "The Independent" e "Guardian", pela BBC e, ainda, pelos norte-americanos
"WashingtonPost" e revista "Times".



Existe um Brasil que sempre quer emergir e nos esfregar na cara a verdadeira realidade.É o Brasil do obscurantismo, da extrema pobreza ,da fome ,da ignorância e do analfabetismo, mas que nossa classe média insiste em fingir que não existe, e o governo insiste em ocultar.

Estamos em um meio tão hipócrita que assim que nos vem a palavra `Bahia` à cabeça imediatamente pensamos no Carnaval de Salvador, na putaria em Porto Seguro, na badalação de Trancoso, e esquecemos da verdadeira Bahia.

Bahia, um estado não muito diferente dos demais, onde 417 municípios com os nomes mais pitorescos possíveis disputam um espaço quase do tamanho da Europa, onde metade da vegetação é a famosa Caatinga e a miséria campeia, com os sempre prefeitos quadrilheiros, corrupção total e judiciário ineficiente.


Mas sempre esquecemos disso..para nós o Brasil é o que aparece na TV a cabo ou na Globo, sendo que já esquecemos a tapera, a maloca e o pau-a-pique e só nos referimos à pobreza quando desliza encosta de morro, na sempre abandonada favela.

Esse tipo de esquecimento de realidade propicia toda sorte de desfavores em todo o país, a começar pelo brutal desmatamento, o crime organizado em varias frentes (trafico de drogas, contrabando,roubo de cargas) corrupção universal (não há tribunal de contas que agüente 417 municípios para fiscalizar) , injustiça e impunidade (graças a um judiciário tendencioso e subserviente às elites), crimes ecológicos de toda espécie (agrotóxicos, transgênicos ilegais, assoreamento de rios, erosão) .

Não é a toa que estamos vivendo o maior êxodo rural de todos os tempos, onde cidades como Brasília e Curitiba simplesmente duplicaram de população em menos de 10 anos.

Realmente, a culpa é toda do garotinho totalmente transfixado de agulhas pelo padrasto macumbeiro...ele não pertence ao nosso `país` e à `nossa` realidade,sempre à beira mar e olhando o horizonte.







Nenhum comentário:

Postar um comentário