quarta-feira, 2 de junho de 2010

A LONGEVIDADE DOS PROFISSIONAIS DE DIREITO


Um professor de conceituada academia de Porto Alegre - que também estuda Direito na PUC - sai a caminhar sábado e, no Parcão, vê uma velhinha - hoje "retratada" pelo chargista Gerson Kauer.
Ela está sentada num banco, fumando um cigarrinho. Ele aproxima-se, comenta e pergunta: -
Apesar de que eu seja contra o fumo, noto que a senhora está bem. Posso saber qual é o seu segredo para o bem viver?
Ela então responde: - Sou advogada, levanto às seis da manhã, durmo à meia-noite. São 18 horas por dia, de segunda a sexta. Só nos fins de semana dou muitas caminhadas - mas nem me divirto, nem vou a restaurantes, porque o dinheiro está curto por causa das baixas verbas de sucumbência. Em média, cada ação que eu ganho, depois de vários anos de tramitação, são honorários de 400 ou 500 pilas...
Na maioria das vezes ainda tenho que esperar o precatório - que não chega nunca - ou a RPV, que sai somente um ou dois anos depois.
O personal trainer - que, à noite, prepara-se para ser futuro operador do Direito - mostra-se surpreso:-
Ué...mas qual é a sua rotina nessas 18 horas de trabalho?-
Trabalho redigindo petições, fazendo audiências, cumprindo prazos, entendendo leis, cobrando clientes, dando consultas e informações, me estressando com juízes, promotores, assessores e estagiários nos balcões dos foros. Volta e meia quase sucumbo ante as infindáveis pilhas do cartório da 3ª Vara da Fazenda Pública.
E assim vai a minha rotina.
O interlocutor - espantado - prossegue o diálogo:-
A senhora tira férias?-
Nada! Férias é negócio para magistrados, promotores, políticos e outros abençoados que tem dois meses por ano, além do recesso de fim-de-ano e feriadões.
- Vê televisão e lê jornais?...- Só o essencial, senão me incomodo mais ainda, com notícias sobre auxílio-moradia, subsídios, salários acima do teto, mensalões, dinheiro na cueca e nas meias...- Mas vendo a senhora assim, constato que estou diante de um caso extraordinário. Quantos anos a senhora tem?
- 42 ! - responde a velhinha.
O personal trainer se assusta e educadamente se despede. Afasta-se, vai até em casa e faz uma anotação "importante" em sua agenda, para o primeiro dia útil posterior: "ir direto à secretaria da faculdade".
............ ......... .. Chega a segunda-feira, dia de o personal trainer e estudante de Direito cumprir logo, cedo, o primeiro item da agenda da semana.
- Bom dia, caro aluno, em que posso ajudar? - pergunta solícita a secretária, levantando de sua mesa limpa, organizada e sem pilhas. - Vim trancar minha matrícula. Cheguei à conclusão de que para viver mais e melhor não posso ser advogado...

©Copyright 2010 - Espaço VitalProibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário